CPI DA VERGONHA MIRA PREVENT SENIOR E AGRADA A CONCORRÊNCIA DOS SERVIÇOS MAL PRESTADOS COM VALOR EXORBITANTE
outubro 4, 2021Indaiatuba é a 4ª cidade do Estado com mais pessoas imunizadas proporcionalmente
outubro 4, 2021O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador de Indaiatuba) divulgou nesta segunda-feira o balanço do mês de setembro de 2021 que contabilizou 5.291 pessoas no atendimento geral. Neste período, o serviço encaminhou 1.155 candidatos para as 170 vagas de empregos oferecidas. Referente à orientação para emissão de Carteira de Trabalho Digital, orientação e emissão de requerimento para Seguro Desemprego foram registrados 1.793 atendimentos nos nove meses do ano.
De acordo com o balanço, dos 58.791 candidatos que entraram em contato com o PAT nos nove meses, deste montante 23.392 pessoas já possuíam registro no serviço. Apenas em setembro deste ano, foram contabilizadas 1.977 pessoas e 163 candidatos restantes buscaram o atendimento pela primeira vez. Sobre o Seguro Desemprego, a equipe do PAT contabilizou 405 atendimentos relacionados. No mesmo período foram realizados 1.793 atendimentos de orientações relacionadas tanto a Seguro Desemprego como à Carteira de Trabalho Digital.
As pessoas que tiverem interesse em realizar a emissão da carteira de trabalho devem fazer o pedido pelo link: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/servicos/trabalhador/carteira-de-trabalho ou baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital disponível para Android e IOS, o Pat pode apenas orientar sobre este serviço. Referente ao seguro desemprego quem estiver com a Carteira de Trabalho Digital ativa consegue fazer o seguro desemprego de maneira On-line.
O serviço é uma parceria da CERT – Coordenadoria de Empreendedorismo, Renda e Trabalho do Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, viabilizado pela Secretaria Municipal de Governo. O Posto desenvolve uma série de serviços através do Sistema Público de Emprego – CERT/SINE, que são totalmente gratuitos e visam apoiar e facilitar a vida do trabalhador, melhorar suas condições de acesso, permanência ou retorno ao mercado de trabalho.
Em Indaiatuba, o PAT funciona no Ponto Cidadão, localizado na rua Vinte e Quatro de Maio, nº 1.670. O horário de atendimento é das 7h às 15h45. Orientações podem ser realizadas pelos telefones: (19) 3816-9249, (19) 3816-9248 ou (19) 3816-9252.
OPINIÃO: A IRONIA… Apesar do aumento da procura por emprego nos últimos meses, trata-se de dado setorial, visto que, pesquisas feitas por institutos ligados aos sindicatos e ao IBGE apontam que, embora hajam vagas disponíveis no mercado, pelo menos 50% delas não são preenchidas por falta de formação dos candidatos, ao mesmo tempo em que falta mão de obra para atividades que exigem pouco estudo. Algumas das explicações dos especialistas apontam para o baixo desempenho dos candidatos e pouca formação para vagas mais específicas e com melhor salário, ao mesmo tempo em que a mão de obra para postos de trabalho de menor salário tendem a não serem preenchidas por conta dos auxílios emergenciais que ainda estão sendo pagos pelo GF em decorrência da pandemia. Assim, o empregador tem se deparado com a seguinte situação: Candidatos que não estudam não tem chances num mercado de alta tecnologia e conhecimentos mais abrangentes, e candidatos sem estudo algum, que não se mostram dispostos a trabalhar conforme as exigências do mercado: Fins de semana, feriados, por contrato de 03 meses, com benefícios apenas obrigatórios… etc… Ou seja, tende a piorar.
*Imagem e Informações AIPMI
ES – 04/10/2021