PEGOU MAL E O PLANALTO DETERMINA SUSPENSÃO DA COBRANÇA DE PIX PARA PESSOA JURÍDICA
junho 20, 20232ª EDIÇÃO DA FEIRA AMBIENTAL ECOPARK ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA NO PARQUE ECOLÓGICO
junho 22, 2023É dia de festa! E ela altera a rotina dos ambientes de um condomínio. Nos prédios e edifícios residenciais, a chegada de visitas e as entradas prolongadas modificam o fluxo usual e faz com que os colaboradores percam o controle. E, para facilitar a gestão da portaria e da segurança em épocas conturbadas do ano, é preciso seguir um roteiro pré-determinado.
DECORAÇÃO
Ambientar o condomínio com decoração é uma excelente opção para encantar as crianças (e adultos). No entanto, é preciso orientar os moradores a ter cuidado com o risco de choques elétricos e quedas dos enfeites suspensos que podem provocar acidentes. Mudanças mais significativas dependem de aprovação dos moradores em assembleia. A teoria também serve à alteração da fachada ou área comum. As questões como o local de instalação de ar-condicionado especial para o evento, geradores, pintura, colocação de toldos, forros, divisórias e outros detalhes, tem regras que passam pela lei e especificação de bombeiros, assim, devem ser seguidas.
No entanto, quanto aos itens que não necessitam de obras ou instalação – como varal, vasos e pequenos objetos – ficam regulados por meio do regimento interno. A decoração comemorativa se enquadra nessa definição e costuma ser aceita, se ficar restrita à iluminação e enfeites simples. Mas para instalar temas maiores, é preciso que os outros vizinhos estejam de acordo. Para evitar conflitos, sugira que as regras estejam definidas no regimento ou assembleia deliberativa anterior.
ACESSO ÀS ÁREAS DE LAZER
Em época de evento, os moradores recebem visitas e hóspedes, que passam a circular pelo ambiente. Em alguns condomínios, é comum o aluguel por temporada, que precisa seguir as regras definidas pelo condomínio.
Durante os eventos em condomínios é fundamental que todos os moradores saibam quais são as áreas que podem ser usadas por seus convidados. Por exemplo, caso um vizinho faça um churrasco: Os convidados dele terão acesso ao salão de festas. Mas será que eles também poderão usar a piscina? Quem decide são os condôminos em votação na assembleia.
Se o condomínio conta com uma solução de controle de acesso e portaria remota, é possível liberar a entrada de pessoas convidadas nos ambientes coletivos. Certifique-se que essa liberação não exponha a segurança dos condôminos.
NÚMERO DE VISITANTES
Nas áreas de lazer, de uso comum, é preciso respeitar a capacidade do local estipulado pelo Corpo de Bombeiros na ocasião da vistoria. Para reforçar as regras estipuladas e cumprir as leis, coloque placas sinalizadoras no local. Já no caso de áreas privadas, vale o bom senso do condômino para que o lazer ou a festa não atrapalhe o sossego de vizinhos. A dica é abrir o diálogo com moradores e encontrar uma solução interessante a todos os envolvidos.
HORÁRIO
É importante estabelecer o horário de uso do espaço comum, principalmente respeitando a lei do silêncio em condomínios. O descumprimento do horário ou barulhos excessivos, que possam prejudicar outros moradores, pode até gerar uma multa. Para evitar maiores problemas, a Lei do Silêncio deve estar contemplada nas festas comemorativas no mesmo regulamento para o uso do salão de festas. Em geral, o silêncio deve ser preservado das 22h às 6 horas.
ES – 20/06/2023
@horusconservaçaopatrimonial
@pradministradoradecondominios