BRASIL DEVE REGISTRAR 45 MIL NOVOS CASOS DE CÂNCER DE CÓLON POR ANO
janeiro 17, 2023A IMPORTÂNCIA DE UM BOM PORTEIRO PARA SEGURANÇA DOS CONDOMÍNIOS
janeiro 24, 2023OPINIÃO: Foi-se o tempo em que índio era sinônimo de inocência ou ingenuidade. Ao primeiro contato com homem branco e as facilidades que ele representa, os índios passaram a enxergar mais do que uma floresta para alimentar sua sobrevivência. A convivência trouxe as facilidades e com elas as doenças, a violência e a corrupção. Entre os índios também há “espertos” e corruptos que se vendem e vendem suas riquezas em troca de conforto. Mas, é verdade, muitos ainda conservam suas origens, o estilo de vida, os rituais que quando misturados à civilidade geram verdadeiras contradições, trazendo muitos problemas.
Distantes, mais perto da Venezuela do que propriamente do território brasileiro, os Ianomâmis são umas das maiores tribos da Amazônia, mas todas as tribos juntas somam aproximadamente 575 mil índios. Levar infraestrutura para a tribo é muito complicado, só o exercito consegue. O trabalho dos funcionários da FUNAI é reconhecê-los, localiza-los e intermediar a assistência.
Muitos Ianomâmis se recusam a ser tratados, baseados em suas tradições, preferem os rituais Xamãs – curandeiros entre os líderes que impedem que os índios recebam socorro. Por outro lado, os índios detém um território que somados representa dois ou três Estados brasileiros em quilômetros. Isso distribuído dentro de uma Amazônia cheia de diversidades e exploração.
Partindo do princípio que sozinhos eles não conseguem sobreviver às misérias levadas pelo homem branco, o ideal seria restringir todo território indígena em alguns quilômetros mais próximos de uma grande cidade e lá montar uma estrutura que levasse a todas as tribos juntas os mesmos benefícios dos demais 279,5 milhões de brasileiros. Ou seja, a criação de um Estado Indígena reunindo tribos em pequenas cidades, cada qual com suas tradições, traria uma grande solução a distribuição de recursos e infraestrutura e os manteria integrados ao resto do País.
Mas não há interesses políticos em facilitar a vida dos índios porque estes sustentam uma rede de ONGs interessadas na exploração da Amazônia e em roubar o Brasil. Atualmente a Amazônia registra 16 mil ONGs internacionais… A pregunta que não quer calar: Por que os Ianomâmis estão morrendo? Seriam 35 índios para cada ONG cuidar. Por que o estardalhaço do governo petista?
Há pouco tempo, no programa Direto ao Ponto, da Jovem Pan, o General Heleno deu uma entrevista sobre esse assunto, aliás, muito esclarecedora, vindo de alguém que trabalhou e conviveu com índios da Amazônia por 20 anos. Sugiro que vejam e parem de acreditar nesse governo corrupto e revanchista que tudo que quer é dividir o Brasil e afastar quem pensa.
ES – 23/01/2023
Imagem Google