HORA DE DESCANSAR
outubro 21, 2022SEXO É O QUE ACONTECE ENTRE QUATRO PAREDES E É CONSENTIDO
novembro 1, 2022ARTIGO 142 DA CONSTITUIÇÃO É O PROTAGONISTA DAS EXPECTATIVAS DOS BOLSONARISTAS PÓS ELEIÇÃO
- Presidente Bolsonaro deve fazer um pronunciamento a qualquer momento em rede nacional.
O artigo 142 diz: “As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.
De acordo com o Google Trends, o assunto registrou um “aumento repentino” de buscas e teve um pico de popularidade por volta das 2h da manhã desta segunda-feira, dia 31/10. Ele foi procurado associado a frases como: “O artigo 142 derruba o presidente”, “o que é intervenção militar” e “o que é comunismo”, todos com crescimento recente nesta madrugada.
Antes do aumento repentino pós-resultado das eleições de 2022, o último pico de pesquisas sobre o assunto ocorreu entre 05 e 11 de setembro de 2021. Porém, com aproximadamente a metade do volume das pesquisas dessa madrugada. Os Estados que mais procuraram pelo termo “Artigo 142” foram: Roraima, Rondônia, Distrito Federal, Mato Grosso e Amazonas.
Alguns juristas interpretam o artigo 142 , alegando que ele não pode ser utilizado por uma motivação sem base legal, e pode refletir um comportamento reacionário fanático, e que facilmente assimilaria uma tortuosa narrativa, provocando convulsão social, tumultos e desrespeito à ordem estabelecida, o que seriam os resultados previsíveis dessa interpretação.
OPINIÃO: Contudo, ao que parece, Jair Messias Bolsonaro tem um pensamento próprio sobre o artigo 142, e especula-se que depois dos resultados das eleições, e com provas de manipulação das urnas, ele possa romper o silêncio e usar o artigo para cancelar as eleições e reconduzi-las em outras bases. Metade dos eleitores brasileiros, decepcionados com os resultados das eleições e inconformados de serem liderados por um Chefe de Nação condenado pela Lei em três instâncias, aguarda um pronunciamento de Bolsonaro, sendo que caminhoneiros e apoiadores realizam um movimento de paralisação nas estradas, exigindo uma Intervenção contra o eleito.
ES – 01/11/2021