CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA TUBERCULOSE ACONTECE EM INDAIATUBA ATÉ 26 DE SETEMBRO
setembro 14, 2022SE INDAIATUBA OCUPA POSIÇÃO DE DESTAQUE NO RANKING DE COMPETITIVIDADE DOS MUNICÍPIOS, PASSOU DA HORA DE REVER O TRÂNSITO
setembro 16, 2022“Tudo o que representa o insólito, o estranho, o anormal, o que está à margem das normas, tudo o que é intersticial e ambíguo, tudo o que é anômalo, tudo o que é desestruturado e fora do nosso controle é germe de insegurança, inquietação e terror: Converte-se imediatamente em fonte de perigo”. (RODRIGUES, José Carlos. Os corpos na antropologia. Rio de Janeiro: Mauad, 2003).
Simplificando… O que é identidade de gênero? Ao pé da letra, identidade de gênero consiste no modo como o indivíduo se identifica com o seu gênero. Em suma, representa como a pessoa se reconhece: Homem, mulher, ambos ou nenhum dos gêneros. O que determina a identidade de gênero é a maneira como a pessoa se sente e se percebe, assim como a forma que esta deseja ser reconhecida pelas outras pessoas.
Assim, desde 1990, a transexualidade não é mais considerada transtorno mental, conforme consta da 10ª Classificação Internacional de Doenças (CID). A informação foi oficializada durante a 72ª Assembleia Mundial da Saúde da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Genebra (20/05).
Na nova edição da CID, uma espécie de tratado das causas de morte e tipos de doenças, organizado pela OMS – Organização Mundial da Saúde, a transexualidade passa para o capítulo de “condições relacionadas à saúde sexual” e é classificada como “incongruência de gênero”. O termo se refere a indivíduos que não se identificam com o gênero atribuído ao nascimento.
São três os principais tipos de identidade de gênero: Transgênero, Cisgênero e Não-binário.
TRANSGÊNERO
O transgênero é o indivíduo que se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído no nascimento. Por exemplo: Uma pessoa que nasce com características masculinas (do ponto de vista biológico), mas que se sente do gênero feminino; ou o indivíduo que possui características físicas femininas, mas que se identifica como um homem.
CISGÊNERO
O cisgênero consiste no indivíduo que se identifica com o seu “gênero de nascença”. Por exemplo: um indivíduo que possui características biológicas típicas do gênero masculino e que se identifica (socialmente e psicologicamente) como um homem. Desta forma, pode-se dizer que se trata de um homem cisgênero.
NÃO-BINÁRIO
Não-binário é a classificação que caracteriza a mistura entre masculino e feminino, ou a total indiferença entre ambos. Os indivíduos não-binários ultrapassam os papéis sociais que são atribuídos aos gêneros, criando uma terceira identidade que foge do padrão “homem-mulher”.
COMPORTAMENTO SOCIAL
Muita gente confunde gênero e orientação sexual, no entanto, a identidade de gênero não está relacionado a orientação sexual. Uma mulher transgênero que nasceu com órgão sexual masculino, mas que se identifica com o gênero feminino, por exemplo, pode ter qualquer tipo de orientação sexual: Homossexual, bissexual, heterossexual, assexual, etc.
O termo “gênero” é usado para representar a diferença social e psicológica entre homens e mulheres. Deste modo, a identidade de gênero, como dito, se refere a identificação que a pessoa tem por determinado gênero — homem, mulher, ambos ou nenhum. Por outro lado, a orientação sexual depende do gênero que a pessoa sente atração sexual.
Ainda existe a expressão de gênero, que representa o modo como o indivíduo expressa o seu gênero para a sociedade, seja através do que veste, da sua linguagem, atitude ou gestos.
Parece muito complicado, mas na última década, esse universo dos indivíduos e os gêneros tem ganhado um espaço crucial de discussão. Hoje, apesar das confusões no entendimento, a maioria dos cidadãos tem aprendido a conviver e respeitar as diferenças de gênero, e essa conquista tem se traduzido na proteção da lei, para que qualquer pessoa escolha ser o que quiser inclusive nenhuma das alternativas.
*FONTE OMS / ONU / RODRIGUES, José Carlos.
*Imagem Google
ES – 15/09/2022