GOVERNADOR ANUNCIA AUMENTO DE 20% A POLICIAIS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE PÚBLICA
fevereiro 11, 2022SINFÔNICA DE INDAIATUBA MESCLA ARTE CIRCENSE E MÚSICA CLÁSSICA NO SÁBADO
fevereiro 14, 2022AGENTES AMBIENTAIS ORIENTAM MUNÍCIPES SOBRE COLETA SELETIVA E UTILIZAÇÃO DAS ILHAS ECOLÓGICAS
A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, em parceria com a Corpus, intensificou o trabalho de orientação sobre a importância da coleta seletiva. Agentes ambientais da empresa estão circulando pelas 35 ilhas ecológicas da cidade para orientar a população sobre como fazer a separação dos materiais recicláveis e também sobre a utilização correta dos espaços de coleta distribuídos pela cidade. O trabalho será realizado durante todo o mês de fevereiro.
Nesta semana, os agentes trabalharam nas ilhas ecológicas da Vila Avaí, Víber, Jardim Pau Preto, Parque Ecológico, Parque São Lourenço, Emeb “Laura Fahl Correia”, Cecap, Jardim Tropical e Vila Brizola. Na próxima semana, os agentes estarão nas ilhas localizadas ao lado da Prefeitura, na Cecap, Emeb “Laura Fahl Correia”, Jardim Olinda e no início do Parque Ecológico.
O objetivo principal é esclarecer os munícipes que utilizam as ilhas ecológicas de que os espaços devem ser usados somente para o descarte de materiais recicláveis como vidro, metal, papel e plástico, além de óleo usado em frituras, devidamente embalado em garrafas plásticas.
Para os demais materiais, o município dispõe do Ecoponto de Inertes, no Jardim João Pioli, que foi criado pela Prefeitura para que a população pudesse destinar entulhos de pequenas reformas, galhos e restos de podas, equipamentos eletrônicos e até móveis velhos.
O trabalho de divulgação do Ecoponto de Inertes também é feito nas lojas de materiais de construção da cidade, onde os clientes são abordados e orientados sobre o local correto para descartar de forma gratuita pequenas quantidades de entulhos. Localizado na avenida Artes e Ofícios, o espaço funciona diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 7h às 19h. A proposta do município com o serviço é inibir descartes irregulares em terrenos e áreas verdes da cidade, o que prejudica a limpeza urbana, o meio ambiente e até a saúde pública.
Com a coleta seletiva em Indaiatuba, além de contribuir com o meio ambiente, o munícipe também faz um trabalho social, porque ajuda o Fundo Social de Solidariedade (Funssol). Todos os recursos da venda dos materiais recolhidos são destinados ao Fundo e utilizados em cursos de geração de renda e também em assistência às pessoas em vulnerabilidade social.
*AIPMI (texto e Imagem)
ES – 11/02/2022