GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA NOVAS DIRETRIZES PARA O PLANO SÃO PAULO
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maio 21, 2021A Petrobras já está, silenciosamente, adotando uma nova estratégia para o preço da gasolina e do diesel. Não abandonou a paridade, apenas está querendo evitar aquele sobe e desce no preço dos combustíveis que foi uma marca da gestão anterior, do economista Roberto Castello Branco. O atual presidente da empresa, Joaquim Silva e Luna, que está há um mês a frente da companhia, pediu para que as áreas técnicas da estatal olhem com carinho os movimentos do dólar e do barril de petróleo antes de orientarem um ajuste para cima ou para baixo no preço do diesel e da gasolina.
A ideia é que os aumentos ou as quedas só aconteçam se houver justificativa estrutural e não pode se basear em movimentos conjunturais. O entendimento é que esse sobe e desce gera muita confusão e, além disso, os aumentos sempre são repassados rapidamente e integralmente — diferentemente do que acontece com as quedas no diesel e na gasolina. Outra decisão tomada, que ainda precisa passar pelo conselho, é a venda da fatia remanescente da Petrobras na BR Distribuidora — o que pode valer algo em torno de R$ 8 bilhões. A Petrobras já comunicou a decisão para a BR e aguarda o melhor momento para fazer a operação.
OPINIÃO: A dinâmica da concorrência no Brasil não funciona porque em terras tupiniquins vence o mais esperto. A concorrência de preços nunca é para baixo, o patamar está sempre muito alto e quando desce não privilegia nunca o consumidor, e o sobe e desce dos preços nas bombas só o deixa mais confuso. Infelizmente, a verdade é que o livre comércio, somado a falta de uma política de preços assertiva dos combustíveis, traz benefício zero para o consumidor brasileiro.
*JPN
ES – 21/05/2021