SENADO INTERVÉM NA ECONOMIA E APROVA PROJETO QUE SUSPENDE AUMENTO DE MEDICAMENTOS
maio 14, 2021ATUALIZAÇÃO DA COVID-19 EM INDAIATUBA
maio 17, 2021Cerca de 700 mil aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis e seus pensionistas podem apresentar ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a Prova de Vida em forma digital. Depois de passar por todas as etapas da fase de testes, iniciada no fim de novembro de 2020, a Prova de Vida Digital está disponível para todos. Ela permite que o segurado do INSS apresente a comprovação sem o comparecimento presencial à agência bancária. O documento é necessário para manter o benefício previdenciário.
O serviço pode ser acessado por meio do aplicativo sougov.br, canal de atendimento recém-lançado pelo Governo Federal, exclusivo para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados. A Prova de Vida Digital evita o deslocamento e permite que a pessoa realize o procedimento a qualquer hora e em qualquer lugar, seja no Brasil ou no exterior. Isso garante maior segurança, rapidez e praticidade no atendimento.
Porém, para realizar a Prova de Vida Digital, o beneficiário precisa ter biometria cadastrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). A comprovação digital é realizada por meio da validação facial, conforme instruções presentes no aplicativo SouGov.br.
Outra novidade do sougov.br é que todos os beneficiários – independentemente de ter ou não biometria – podem acompanhar a situação da Prova de Vida por meio do aplicativo, e também obter o comprovante e receber notificações para lembrar do prazo para nova realização de comprovação.
E QUEM NÃO FEZ BIOMETRIA?
Quem não tiver a biometria cadastrada no TSE ou no Denatran, ou não optar pela comprovação digital, deve realizar a Prova de Vida no banco em que recebe o provento ou benefício, APRESENTANDO O CARTÃO E A SENHA.
SUSPENSÃO DA PROVA DE VIDA
Contudo, é bom lembrar, que a obrigatoriedade da Prova de Vida anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis da administração pública federal está suspensa até 31 de maio de 2021.
*R7 Notícias
ES – 17/05/2021