
COMITIVA BRASILEIRA AINDA NÃO RECEBEU TODOS OS VISTOS PARA IR À ONU
setembro 17, 2025A iniciativa de denunciar Maduro é liderada por Marco Rubio, secretário de Estado e conselheiro de Segurança Nacional de Donald Trump, segundo reportagem do jornal The New York Times. De acordo com o jornal, Rubio argumenta que Maduro é um líder ilegítimo que supervisiona a exportação de drogas para os Estados Unidos, o que, segundo ele, representa uma ”ameaça iminente“.
O exército dos EUA tem lançado ataques letais contra embarcações civis sob a justificativa de tráfico de drogas para gangues venezuelanas. Entretanto, relata o Times, Rubio começou a planejar uma estratégia mais agressiva, com informações fornecidas pela Agência Central de Inteligência (CIA, sigla em inglês). O Pentágono reuniu uma força-tarefa de mais de 6.5 mil soldados na região. O diretor da CIA, John Ratcliffe, e Stephen Miller, principal conselheiro de política interna de Trump, apoiam a abordagem de Rubio.
EM RESPOSTA…
Nesta segunda-feira, 29/09, Maduro decreta Estado de Exceção em meio à crise militar com os EUA, concedendo a si mesmo poderes especiais em meio à crescente tensão com os Estados Unidos. O decreto, classificado como de “comoção externa”, foi anunciado pela vice-presidente Delcy Rodríguez.
A medida autoriza Maduro a atuar diretamente em questões de defesa e segurança nacional caso os EUA ataquem. A crise se intensificou após o governo Donald Trump enviar navios de guerra e tropas ao Caribe, sob a justificativa de combater cartéis de drogas.
Desde agosto, três barcos venezuelanos foram destruídos, com 11 mortos. Washington acusa Maduro de chefiar o Cartel dos Sóis e oferece US$ 50 milhões por sua captura. Caracas nega as acusações e considera as ações americanas ilegais e hostis.
Em reação, o governo venezuelano ordenou alerta máximo às Forças Armadas e lançou campanha de adesão a milícias voluntárias, que, segundo Miraflores, já atraiu centenas de civis despreparados e sem treinamento de guerra. Nos últimos dias, também foram realizadas simulações militares de combate para civis.
O QUE SE ESPECULA…
Informações da imprensa americana independente dão conta de que Maduro está prestes a cair. Na dificuldade de se proteger e se esconder, depois que a recompensa por sua captura foi decretada, Maduro tem soltado na imprensa de seu país que se dispõe a ajudar os EUA em ações contra o tráfico internacional de drogas. Por outro lado, o secretário cubano, naturalizado americano, Marco Rubio, desconsidera o posicionamento de Maduro e encabeça a campanha para sua deposição como o início de uma grande ofensiva, cujo próximo deposto seja Miguel Díaz-Canel Bermúdez, atual presidente da República de Cuba. O Lula que se cuide porque a América Latina está no alvo de Donald Trump, para a nossa esperança.
ES – 30/09/2025